BRDE reúne cooperativas dos Estados do Sul em Foz do Iguaçu

Cooperativas Agrícolas dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão um encontro no próximo dia 13 de agosto, em Foz do Iguaçu. Patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o I Seminário Cooperar BRDE tem como tema “As Cooperativas e os Desafios da Globalização” e reunirá os três governadores do Sul, além de expressivas lideranças do cooperativismo brasileiro. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, encerra o Seminário falando sobre “O Cooperativismo Agropecuário no Cenário de Integração Econômica Internacional”.

Um dos palestrantes convidados é o economista John Wilkinson, doutor em economia agrícola e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que dissertará sobre “Tendências Mundiais nos Agronegócios”. Os presidentes das cooperativas estaduais participam de um painel junto o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas

A preocupação e o apoio do BRDE ao cooperativismo é antiga no Paraná. O Banco possui um vínculo histórico com o setor desde sua fundação, em 1961, período que coincidiu com o surgimento e consolidação das cooperativas agrícolas nos estados da Região Sul. Alguns anos mais tarde, os financiamentos cedidos pelo BRDE foram de grande importância para a consolidação das cooperativas, cujo fortalecimento, no Paraná, está relacionado com a expansão da cultura da soja no início dos anos 70. Nas décadas seguintes, o BRDE continuou sendo um importante parceiro das cooperativas, fornecendo financiamento para projetos de expansão, verticalização e modernização das empresas.

O setor cooperativo agropecuário é uma das principais áreas que impulsionam a economia paranaense. Responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, estas organizações associativistas movimentam sozinhas quase 50% do total de exportações nacionais no setor, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC). Das 40 empresas paranaenses que mais exportaram nos cinco primeiros meses de 2004, cinco são cooperativas e todas contam com financiamentos do BRDE. Juntas, Coamo, Lar, C.Vale, Copacol e Coopavel movimentaram até agora um total de US$ 283,96 milhões em exportações.

Voltar ao topo