O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carlos Frederico Marés, e o presidente da Cooperativa Lactisul, Vladislau Stepka, assinaram nesta segunda-feira (24) em Curitiba um contrato no valor de R$ 540 mil dentro de uma operação inédita no Paraná. Trata-se da modalidade BNDES/Pronaf Agroindústria, que beneficiará cerca de 90 famílias de produtores de leite.
A cooperativa, com sede em Irati, possui um raio de ação que abrange também os municípios de Guamiranga, Imbituva, Prudentópolis, Rebouças e Teixeira Soares, produzindo de 8 a 12 mil litros de leite por dia. ?Com o financiamento do banco, dentro de dois anos os cooperados terão capacidade para beneficial até 30 mil litros?, calculou Stepka.
?Por sermos uma cooperativa pequena, sem muitos recursos, nós vendíamos somente o leite in natura. A partir de agora, ampliaremos o prédio central e vamos adquirir máquinas para pasteurização e envasamento. Num futuro muito próximo, estaremos iniciando a fabricação de queijo, yogurte e outros derivados?, completou o presidente.
As noventa famílias cooperadas, somando um total de 500 pessoas, são na maioria micro e pequenos produtores que passarão a ter mais qualidade de vida e melhor renda? disse o presidente do BRDE, Carlos Marés, ao destacar que a maior qualidade do Pronaf Agroindústria está justamente no fato de atingir segmentos que dificilmente conseguiriam financiamento em bancos comerciais.
?O destino da produção dos cooperados de Irati é o seguinte: 20% continua sendo para o leite in natura, 30% para o programa Leite das Crianças, do Governo do Estado, enquanto os outros 50% terão colocação garantida no mercado?, informou Marés.
A grande vantagem, acrescentou, é a taxa de financiamento, de 3% ao ano, bem abaixo dos 10,75% da modalidade Prodeccop, importante linha destinada ao setor cooperativista.
Entusiasmado, o presidente da Lactisul salientou: ?Este financiamento traz vantagens, pois ganhamos três anos de carência e mais cinco anos para saldar a dívida. Vamos honrar nossos compromissos com o orgulho de sermos os primeiros no Paraná a ter este projeto aprovado?.
Também estiveram presentes à assinatura do contrato os gerentes do BRDE José Vaterli Barbieri e Sandro Hauser, o gerente da cooperativa Nelson Bronislawski, além da advogada Denise Fabiani Fonseca e o engenheiro Arai Alves de Oliveira, também do BRDE, envolvidos na análise e liberação do projeto.


