BRDE dará prioridade às cooperativas agrícolas

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai dar prioridade à execução do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop). O programa, cujos valores contratados desde setembro do ano passado chegam a R$ 128 milhões, deverá alcançar R$ 200 milhões até junho próximo.

A informação foi feita nesta segunda-feira (24) pela direção do banco às vésperas do encerramento do Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agrícola (Recoop), previsto para o mês que vem. O Paraná está representado no banco pelo diretor de operações, Ricardo Khury, e pelo diretor administrativo, Amadeu Geara.

As coooperativas – lembram os dois diretores do BRDE – respondem pela base das exportações primárias e, por isso, devem ter apoio ampliado nas administrações do governador Roberto Requião e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Recuperação

“Os planos de crescimento econômico dos dois governos têm semelhanças estratégicas”, explica Ricardo Khury. “Entendemos que, por isso, o auxílio do banco deve ser extensivo da agricultura familiar às cooperativas.”

O diretor administrativo Amadeu Geara enfatiza também que a atual administração do BRDE marca o início de uma relação especial com os negócios do campo. “O banco sempre apoiou as atividades das cooperativas e tem consciência do papel do agronegócio no fortalecimento da economia”.

As cooperativas que mantêm operações com o BRDE congregam 190 mil famílias de produtores rurais que representam um universo de 850 mil beneficiados. Os financiamentos oferecidos pelo banco garantem aos contratantes um prazo de até 144 meses para o pagamento, com carência até 36 meses.

Voltar ao topo