Zoneamento econômico-ecológico deve ser concluído em 2009

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta terça-feira (10) que o zoneamento econômico e ecológico da Amazônia deve ser concluído em 2009. De acordo com Minc, os estados do Acre e de Rondônia já concluíram os seus zoneamentos. Maranhão, Mato-Grosso e Pará estão na fase final.

"Ter o zoneamento concluído é um bom canal de negociação com o agronegócio, que quer regras claras e definidas: o que pode, onde pode e como pode, afirmou o ministro na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para Minc, a Amazônia não é um lugar apropriado para a produção de cana-de-açúcar para o etanol, em razão de estar longe dos grandes centros e não ter solo adequado.

Questionado sobre a formação da Guarda Nacional Ambiental, o ministro disse que já há disponibilidade de 500 homens, cedidos pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Entretanto, Minc afirmou que só depois de uma nova reunião com Tarso é que serão definidas a data em que a guarda deve começar a atuar e a sua composição.

A idéia é ter um núcleo concursado para trabalhar junto com batalhões florestais de cada estado, disse.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.