Brasília – O engenheiro Márcio Zimmermann será o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou nesta sexta-feira (18) o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO). A informação é confirmada pela assessoria de imprensa do órgão.

continua após a publicidade

Natural de Santa Catarina, funcionário de carreira da Eletrosul, Márcio Zimmermann ocupa desde janeiro de 2005 a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME.

Segundo Raupp, a informação foi confirmada a ele em conversou pela manhã com o senador Edison Lobão, que assume a pasta na segunda-feira (21).

O líder peemedebista disse, ainda, que José Antônio Corrêa Coimbra será mantido na chefia de gabinete do ministério. Essa informação não foi confirmada pela assessoria.

continua após a publicidade

Raupp afirmou que as mudanças nas diretorias de estatais ligadas ao setor energético ficarão "para um segundo momento". No caso de nomes novos, que não foram ainda negociados com a Presidência da República, o líder do PMDB avaliou que eventuais nomeações devem demorar de 30 a 60 dias. Ele citou, como exemplos, cargos na Petrobras, Eletrobrás, Furnas, Eletronorte e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

O parlamentar destacou que as nomeações devem ocorrer, principalmente, no caso de diretorias que estão sob comando interino ou cargos que estão sendo acumulados pela mesma pessoa. "Existem muitos diretores interinos e outros acumulando duas diretorias. Na Eletrobrás, por exemplo, o Valter Cardial acumula a Presidência e a Diretoria de Engenharia", disse.

continua após a publicidade

Situação semelhante, segundo o senador, acontece na Eletronorte. Ele ressaltou, no entanto, que todas essas nomeações terão que ser negociadas com o Palácio do Planalto: "O presidente Lula não queria entrar nesta discussão sem antes definir o nome do ministro [de Minas e Energia]?.