Vox Populi e Datafolha apontam para o 2.º turno

São Paulo – O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi o único a crescer na mais recente pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgada ontem. Encomendada pelo jornal Correio Braziliense, a sondagem é a primeira a ser realizada depois da realização do debate entre os quatro principais presidenciáveis, na noite de quinta-feira, pela Rede Globo.

José Serra passou de 18% para 19%, enquanto seus concorrentes permaneceram estáveis. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 43%, Anthony Garotinho (PSB) tem 15% e Ciro Gomes (PPS) aparece com 13%. Como a margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, Garotinho está numa situação de duplo empate técnico. Ele está, ao mesmo tempo, no limite do empate com Serra em segundo lugar e com Ciro em terceiro. Os votos em branco e nulos passaram de 3% para 2% e o índice de indecisos se manteve em 8%.

Com esse resultado, Lula continua com 48% dos votos válidos (soma de todos os votos, menos os em branco e nulos), mesmo índice da pesquisa anterior, feita em 28 e 29 de setembro. Para eleger-se já no primeiro turno, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Serra tem 21% dos votos válidos; Garotinho, 16,5%; e Ciro, 14,5%. O levantamento de voto espontâneo – quando o eleitor diz em quem pretende votar sem ver a lista de candidatos – a disputa também permanece estabilizada. O único que apresentou oscilação foi Garotinho, que passou de 13% para 14%. Lula tem 40%; Serra, 16%; e Ciro, 11%.

A julgar pela pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Vox Populi após o último debate na televisão entre os quatro principais candidatos à Presidência da República, não resta dúvida: as eleições deverão ter segundo turno, disputado por Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra. Na pesquisa do Datafolha, também divulgada ontem, Lula chega ao dia da eleição com 48% dos votos válidos. O petista oscilou negativamente um ponto percentual em relação ao levantamento de quarta-feira. José Serra (PSDB) segue em segundo, com 21%, ele oscilou um ponto para baixo. Anthony Garotinho (PSB) teve variação para cima de dois pontos e está com 19%. Ciro Gomes (PPS), em quarto lugar, está com 12%. Ele teve uma oscilação positiva de um ponto.

Pesquisa Datafolha mostra que há indefinição também em uma disputa em virtual segundo turno. Lula poderia ter como adversário o tucano José Serra ou o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, os dois estão tecnicamente empatados. Garotinho (PSB) reduziu, em três dias, de cinco para dois pontos a distância de Serra. O senador pode ter entre 19% e 23%, e o ex-governador do Rio, entre 17% e 21%.

No total de votos, Lula repete os 45% da última pesquisa realizada na quarta-feira, Serra tem 19% – oscilação negativa de dois pontos -, Garotinho está com 17% – oscilação positiva de dois pontos – e Ciro, 11% – variação de um ponto a mais. O percentual de brancos e nulos atinge 2% e o de indecisos 4%.

Voltar ao topo