Voto eletrônico será adotado pela Argentina

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, assina hoje, em Buenos Aires, convênio de cooperação técnica entre Brasil e a Argentina para a implantação do voto informatizado na capital do país. A novidade vai possibilitar que 300 mil eleitores de oito municípios da província de Buenos Aires votem em urnas eletrônicas nas eleições marcadas para o dia 14 de setembro, quando serão escolhidos o governador de Buenos Aires, o vice, prefeitos, vereadores e deputados.

O convênio será firmado pelo ministro com a Chancelaria da Argentina, que corresponde ao ministério do Interior, e será destinado à Junta Eleitoral de Buenos Aires. Também participarão da solenidade de assinatura do convênio o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, desembargador Paulo Augusto Monte Lopes, e o embaixador do Brasil na Argentina, José Botafogo Gonçalves.

O TSE do Brasil emprestará à província de Buenos Aires mil urnas eletrônicas. Desse total, 710 máquinas serão utilizadas nas eleições da sétima seção eleitoral da capital e as outras 290 para o treinamento dos eleitores.

Voltar ao topo