7 de setembro

Volta do feriado terá fiscalização de cadeirinha

A Polícia Militar começa a multar hoje os motoristas que não transportarem corretamente crianças de 0 a 7 anos e meio em bebê conforto, cadeirinha ou booster (conforme a idade) no banco traseiro. Para os carros fabricados antes de 1998, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) liberou a cadeirinha no banco da frente e dispensou o booster no de trás.

A exceção se explica porque os veículos mais antigos têm apenas cinto subabdominal (de dois pontos) no banco traseiro, que não alcança o diâmetro das cadeirinhas e tampouco oferece proteção para a criança no booster, deixando-as vulneráveis em caso de batida ou freada brusca.

Durante o feriado prolongado, o foco da fiscalização será nas estradas brasileiras. Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai aumentar o monitoramento das vias nos horários de pico de retorno do feriado – amanhã à tarde e quarta-feira pela manhã. A CET estima que mais de 1 milhão de carros retornem das praias e do interior rumo à capital paulista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo