Vistoria feita por representantes da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro constatou que houve rompimento do cabo de aço no trecho em que o alpinista Bruno da Silva Mendes, 32, escalava o morro do Pão de Açúcar, na tarde de ontem.

continua após a publicidade

Com o rompimento, Mendes sofreu uma queda de cerca de 70 metros, chocou-se várias vezes com rochas e chegou sem vida ao Hospital Miguel Couto, no Leblon, na zona sul do Rio. Ele teve traumatismo craniano.

Segundo o presidente da entidade, Delson Queiroz, outro fato que contribuiu para a morte de Bruno foi o fato de a corda de segurança usada pelo alpinista ter esticado em toda a sua extensão, aumentando a altura da queda.

continua após a publicidade

“O fato diferente neste acidente foi a corda de segurança, que esticou toda. Se ela tivesse esticado só um pedaço, as chances de um acidente grave eram menores”, afirmou.

Queiroz disse que ainda está apurando o que provocou o rompimento do cabo e a falha na corda. Ele disse que os próprios escaladores são os responsáveis pela manutenção do cabos de aço e que o equipamento que rompeu havia sido trocado pela última vez em 2009.

continua após a publicidade

O caso foi registrado como acidente e está sendo investigado pela 10ª DP (Botafogo).

Testemunhas serão ouvidas ao longo da semana para ajudar a esclarecer como ocorreu a queda das vítimas. Ainda não há previsão da perícia para o local.

Mendes será enterrado na tarde de hoje, em Niterói.