Vistoria constata que houve rompimento no cabo de alpinista

Vistoria feita por representantes da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro constatou que houve rompimento do cabo de aço no trecho em que o alpinista Bruno da Silva Mendes, 32, escalava o morro do Pão de Açúcar, na tarde de ontem.

Com o rompimento, Mendes sofreu uma queda de cerca de 70 metros, chocou-se várias vezes com rochas e chegou sem vida ao Hospital Miguel Couto, no Leblon, na zona sul do Rio. Ele teve traumatismo craniano.

Segundo o presidente da entidade, Delson Queiroz, outro fato que contribuiu para a morte de Bruno foi o fato de a corda de segurança usada pelo alpinista ter esticado em toda a sua extensão, aumentando a altura da queda.

“O fato diferente neste acidente foi a corda de segurança, que esticou toda. Se ela tivesse esticado só um pedaço, as chances de um acidente grave eram menores”, afirmou.

Queiroz disse que ainda está apurando o que provocou o rompimento do cabo e a falha na corda. Ele disse que os próprios escaladores são os responsáveis pela manutenção do cabos de aço e que o equipamento que rompeu havia sido trocado pela última vez em 2009.

O caso foi registrado como acidente e está sendo investigado pela 10ª DP (Botafogo).

Testemunhas serão ouvidas ao longo da semana para ajudar a esclarecer como ocorreu a queda das vítimas. Ainda não há previsão da perícia para o local.

Mendes será enterrado na tarde de hoje, em Niterói.