Vida melhor do brasileiro aumenta aprovação de Lula

O diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, afirmou que a alta nos indicadores de popularidade no governo Lula refletem as melhores expectativas em relação ao futuro da economia, a percepção de um noticiário menos desfavorável ao governo e, mais importante, a avaliação da população de que a vida melhorou nos últimos dois anos.

"Houve um revigoramento dos índices de aprovação do governo", afirmou. Segundo Guarita, a perspectiva mais favorável em relação à economia pode ser explicada com dados como o crescimento do PIB, divulgado hoje pelo IBGE. "É um indicador importante que ajuda a população a construir uma percepção positiva sobre a economia", afirmou. "A população vive com a realidade", acrescentou.

A pesquisa CNI/Ibope também mostra que, para 20% dos entrevistados, as notícias foram mais favoráveis ao governo Lula ante 17% em setembro. Para 29%, as notícias foram neutras, ante 24% em setembro. E, para 30%, as notícias foram mais desfavoráveis ao governo, porcentual bem inferior aos 39% verificados na sondagem anterior.

Em relação à avaliação de que houve melhora na vida da população nos últimos dois anos, a CNI entende que essa pergunta inédita na pesquisa "explica o clima positivo da opinião pública e ajuda a entender a manutenção em patamares elevados do conjunto de avaliações do governo Lula".

Voltar ao topo