Vice-prefeito de Embu-Guaçu detido após atropelamento

O vice-prefeito de Embu-Guaçu (Grande SP), Fernando Branco Sapede, de 48 anos, que também é médico, mais uma vez, embriagado ao volante, atropelou uma pessoa e foi detido pela polícia na cidade onde ocupa o segundo cargo mais importante. A vítima foi encaminhada ao pronto-socorro municipal e, com escoriações na cabeça, testa e rosto, foi medicada e liberada.

Eram 22h de ontem 12 quando Fernando, conduzindo um Celta prata, no início da Estrada Municipal Antonio Gerrassi, no bairro Santa Fé, atropelou um homem de 50 anos que atravessa a via, de terra.

Uma testemunha, ao ver que o condutor do Celta já deixava o local sem prestar socorro, se posicionou na frente do veículo, o que fez Fernando sair do carro e tentar argumentar que nada havia feito. Neste momento a testemunha correu até o veículo e tirou a chave do contato, impedido a fuga do vice-prefeito.

Policiais militares e uma ambulância foram acionados e, quando chegaram no local, viram o vice-prefeito praticamente deitado próximo à vítima, desta vez preocupado em prestar os primeiros socorros. Levado ao batalhão da PM, o vice-chefe do executivo de Embu-Guaçu realizou teste de bafômetro, que apontou 1,6 mg de álcool por litro de ar expelido, valor quase 5 vezes acima do permitido.

Na delegacia central da cidade, Fernando cedeu uma amostra de sangue, que foi encaminhada ao IML, onde será feito exame de dosagem alcoólica. A mulher do vice-prefeito, Miriam Franco da Mota, foi até a delegacia, pagou fiança de R$ 1.200,00 para liberar o marido e levou o carro para casa. O vice-prefeito foi autuado por embriaguez ao volante.

Outro caso – Esse não é o primeiro caso de atropelamento envolvendo Fernando. Na noite de 6 de março de 2010, o vice-prefeito atropelou um menino de 13 anos que andava de bicicleta na porta de casa, no quilômetro 42,5 da rodovia SP-216, também em Embu-Guaçu. Na ocasião, a Secretaria de Segurança Pública informou que testemunhas afirmaram que o vice-prefeito dirigia uma Blazer prata no sentido bairro quando, em uma lombada, perdeu o controle da direção e subiu na entrada da casa, onde o adolescente estava.

Ainda de acordo com as testemunhas, Sapede apresentava forte cheiro de álcool e outros sinais de embriaguez. Já na versão do vice-prefeito, o menino teria vindo de uma rampa e tentado seguir seu carro, quando acabou colidindo com a lateral do automóvel. O garoto sobreviveu e a Blazer na ocasião foi apreendida por estar com a documentação irregular.

Falsidade ideológica – Em abril do mesmo ano, o vice-prefeito e um rapaz, Rodrigo, de 30 anos foram detidos em flagrante por falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. Segundo informações fornecidas pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra naquela ocasião, onde o caso foi apresentado, Sapede emprestava o carimbo e o CRM para Rodrigo exercer a profissão.

Voltar ao topo