Vice-líder do governo decide entregar cargo

Brasília – A decisão do governo de editar a medida provisória liberando o plantio de soja transgênica no país provocou baixa no comando da base aliada no Senado. O senador João Alberto Capiberibe (PSB-AP), ambientalista e defensor do desenvolvimento sustentável, entregou o cargo de vice-líder do Governo ao líder Aloizio Mercadante (PT-SP). Ele considerou uma contradição permanecer no cargo e votar contra a medida provisória do governo quando ela chegar ao Senado.

O senador lembrou que a soja orgânica foi responsável por US$ 5,8 bilhões das exportações do ano passado. Capiberibe ressaltou que os principais compradores da soja orgânica brasileira são os países europeus, o Japão, a China e a Índia, que não admitem a entrada de soja transgênica em seus territórios. Com a liberação do plantio pelo governo brasileiro, João Alberto Capiberibe teme que os agricultores brasileiros fiquem dependentes do monopólio da empresa norte-americana Monsanto, que detém a patente da soja transgênica e dos inseticidas para combater suas pragas.

O senador do PSB acusa a empresa de ter introduzido “clandestinamente” a semente de soja transgênica no país, promovendo o seu plantio.

Voltar ao topo