Ventos podem chegar a 72 km/h no litoral do RS e SC

O domingo será de chuva forte e ventos de até 72 quilômetros por hora no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segunda-feira no entanto, o mau tempo deve dar uma trégua, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O ciclone que atingiu o sul do país nesse final de semana teve ventos de até 100 km/h e deixou 22.500 pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul. Pelo menos uma pessoa morreu no Estado, apesar de o ocorrido ainda não constar nos registros da Defesa Civil gaúcha.

O meteorologista do Inmet em Brasília Mamedes Luiz Melo diz que a próxima madrugada ainda terá vento e chuva. "A madrugada será chuvosa em Porto Alegre, no litoral gaúcho e no sul de Santa Catarina, mas amanhã pára de chover e o vento diminui", diz. A previsão é de ventos de 36 km/h em Porto Alegre, 72 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de 64 km/h no sul catarinense.

O ciclone se formou no nordeste do Rio Grande do Sul, atingiu a região metropolitana de Porto Alegre, a serra gaúcha e o litoral norte, com ventos de 90 km/h na Grande Porto Alegre e de 100 km/h na região de praias. Os efeitos da intempérie foram sentidos em Santa Catarina quando o ciclone se deslocou para o oceano.

Segundo o meteorologista do Inmet na região Sul Gil Russo, os efeitos do ciclone foram graves. Casas foram destelhadas e árvores arrancadas pela raiz. "O caos aconteceu porque o ciclone se concentrou em uma área urbana, de grande concentração populacional e com muitas construções".

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) ainda trabalha para normalizar o fornecimento no Estado. A estrada estadual que liga os municípios gaúchos de Maquiné e Barra do Ouro está interrompida, depois que o Rio Maquiné transbordou, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil de Santa Catarina faz na manhã deste domingo uma visita a Ermo, no Sul do Estado, área mais castigado pelo ciclone. O nível do rio da cidade subiu e deixou 40 famílias desabrigadas. Foi decretada situação de emergência. Outros 12 municípios do Sul do Estado também sofreram os efeitos da intempérie.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.