Vendaval deixa 650 mil casas sem luz no Rio Grande do Sul

Vendavais e tempestades deixaram mais de um milhão de pessoas sem luz no Rio Grande do Sul entre a noite de ontem e hoje. Ventos que passaram de 100 km/h no litoral e na parte sul do Estado, de acordo com a Metsul Meteorologia, derrubaram postes, fios de alta tensão e árvores, afetando a distribuição de energia.

Na manhã de hoje, ainda havia 650 mil imóveis sem luz em todo o Estado. A região mais prejudicada é a de Porto Alegre, com mais de 200 mil clientes afetados. O Trensurb, sistema de trens metropolitanos da capital gaúcha, teve problemas de operação no começo da manhã.

 

Não há previsão sobre quando o abastecimento de energia será totalmente restabelecido.

 

Em Triunfo, a 75 km de Porto Alegre, a direção do polo petroquímico da cidade, um dos principais complexos industriais do Estado, liberou preventivamente funcionários da parte administrativa hoje. O apagão causou a emissão de uma fumaça preta na atmosfera porque um sistema que atua na queima da matéria-prima parou de funcionar.

Na parte sul do Estado e pelo litoral também houve destelhamento de casas e queda de granizo.

O Estado passou por uma onda de calor nos últimos dias, com temperaturas acima dos 35ºC em diversas regiões. Na manhã desta terça-feira, o sistema Metroclima, do município de Porto Alegre, retirou o alerta de novas tempestades.