Vem aí o maior frio dos últimos 15 anos

Das agências – O Rio Grande do Sul aguarda para os próximos dias a chegada de um ciclone extratropical e de uma massa de ar polar que transformarão o final deste mês no mais frio dos últimos 15 anos. A partir de amanhã, ventos entre 70 km/h e 100 km/h, nuvens e neve provocarão uma sensação térmica congelante para os gaúchos. De acordo com a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, o tempo muda bruscamente, hoje. O tempo vai ficar instável, podendo ocorrer chuva forte e intensa assim como temporais localizados. “Os índices de instabilidade sugerem a chance de enxurradas e temporais com granizo e rajadas de vento em pontos isolados”, alerta o meteorologista Eugênio Hackbart, diretor da rede.

De amanhã para sábado, um sistema de baixa pressão com característica de ciclone extratropical muito profundo vai deixar o litoral do Uruguai e entrar no Rio Grande do Sul, provocando ventania no sábado e no domingo. Como conseqüências haverá risco de danos na rede elétrica e de represamento do nível das lagoas. A navegação será extremamente perigosa na costa gaúcha devido ao mar revolto que pode provocar ressaca nas praias.

O vento intenso vai provocar também um verdadeiro estresse térmico, já que vai derrubar a sensação térmica para valores próximos ou abaixo de zero em Porto Alegre e de até 10 graus negativos na serra. Com a combinação da umidade originada do sistema de baixa e o ar gelado sobre o continente, surgem as condições perfeitas para a formação de neve.

Neve

Hackbart destaca que pode nevar nas partes mais altas do Rio Grande do Sul entre as primeiras horas de sábado e a manhã de segunda-feira. A chance maior do fenômeno ser observado estará nas áreas acima de mil metros de altitude, incluindo as cidades de Bom Jesus, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Cambará. Em pontos mais baixos como Gramado e Canela a chance de queda de flocos será menor.

Para piorar, deve haver reforço de ar frio no próximo dia 29 e a entrada de outra potente massa de ar polar de 3 para 4 de junho. Este final de maio se encaminha para ser o mais frio desde 1988.

Voltar ao topo