Velhinho recebia 14 aposentadorias

Goiânia

– O aposentado Geraldo Ribeiro de Souza, 75 anos, e seu filho, Evandro Ribeiro de Souza, 51, foram presos em flagrante na noite de quarta-feira, pela Polícia Federal, por fraudar a Previdência Social. Geraldo, com documentos falsos recebia 14 aposentadorias. Eles foram transferidos para a Casa de Prisão Provisória de Goiânia. Os dois foram capturados quando se preparavam para fazer saques.

A Delegacia de Repressão a Crimes contra a Previdência Social (Deleprev) da Polícia Federal descobriu que Geraldo tinha 13 carteiras de identidade falsas. Com elas, abriu processos no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para receber o Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente, seguro especial que favorece idosos acima de 67 anos. Com o auxílio da verdadeira, Geraldo recebia o benefício 14 vezes. Com o esquema, ele recebia mensalmente R$ 3.360. Em depoimento à PF, Geraldo confirmou o crime. Segundo a assessoria de imprensa da PF, Geraldo utilizou 13 certidões de nascimento de amigos seus de infância já falecidos para fazer as falsificações.

Fraude

De posse das certidões, ele ia a uma agência de atendimento rápido da Secretaria da Segurança Pública e requisitava uma segunda via da identidade. Com os documentos falsos, Geraldo pedia o benefício ao INSS. O Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente é pago a pessoas que não têm condições financeiras de contribuir para a Previdência e desconto é feito por meio de um cartão eletrônico em bancos ou postos do INSS.

A Polícia acredita que Geraldo vinha se beneficiando da fraude há cerca de três anos. Para não aparecer igual nas fotografias, Geraldo mudava o corte de cabelo, a barba, fazia caretas e utilizava acessórios. Em um dos documentos ele aparece com a cabeça raspada. Segundo a PF, o filho de Geraldo negou participação na fraude.

Voltar ao topo