enkontra.com
Fechar busca

Brasil

Prazo chegando!

Veja como saber se o seu celular está na lista dos que serão bloqueados pela Anatel

  • Por Redação / Tribuna do Paraná
Foto: Tribuna/Arquivo.
Foto: Tribuna/Arquivo.

Está chegando o prazo para o cancelamento de celulares piratas no Paraná e em outros nove estados brasileiros. Neste sábado (08), conforme já adiantou a Tribuna do Paraná, aparelhos irregulares que deixarão de funcionar serão aqueles não homologados pela Anatel. Mas como saber se o seu celular está neste ‘pacotão do cancelamento’?

A classificação de um celular pirata basicamente envolve o numero do IMEI, que você pode descobrir digitando o código *#06#, no local onde são feitas as ligações. O IMEI é um número de identificação global de cada celular. Lembrando que os modelos que aceitam mais de um SIM card (chip) terão um número de IMEI para cada chip.

Com o número de Imei, é possível pesquisar no site da Anatel se o seu aparelho é irregular ou não.

Imei-verificacao

 

Ao fazer a pesquisa, o usuário terá que digitar o IMEI, os caracteres de segurança e iniciar a consulta. Caso esteja tudo certo, aparecerá a seguinte mensagem: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”.

E se for bloqueado?

Caso seu celular entre na temida lista dos bloqueados, a Anatel explica que o impedimento afeta apenas o aparelho. Desta forma, a linha continua com o serviço ativo normalmente. Ou seja, nas linhas pré-pagas, a validade dos créditos não será alterada; nos pós-pagos, a cobrança do serviço continua acontecendo e as faturas enviadas ao usuário normalmente.  Sendo assim, basta que o consumidor insira o seu chip em um aparelho regular para que ele continue a usufruir os serviços de telefonia móvel.

Comprei um celular fora do Brasil. E agora?

Segundo a Anatel, o funcionamento depende do aparelho se enquadrar nas condições aceitas. Vale lembrar que, por questões técnicas (compatibilidade com as redes brasileiras ou bloqueio da prestadora estrangeira), é possível que o aparelho não funcione.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

 

 

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas