Vacinação contra meningite em Búzios termina neste sábado

Rio de Janeiro – A vacinação contra a meningite em Armação de Búzios, litoral do Rio de Janeiro, será encerrada neste sábado (19). No último fim de semana, foram identificadas quatro pessoas com meningite no município, sendo que duas morreram: uma adolescente de 14 anos e um jovem de 18. Já foram encaminhadas a Búzios 24 mil doses da vacina contra a doença.

Segundo o superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Vitor Berbara, a vacinação é recomendada somente aos residentes de Búzios e Cabo Frio (cidades vizinhas), pois a contaminação por meningite é mais comum por meio do contato íntimo e prolongado com pessoas contaminadas.

?Além das 24 mil vacinas encaminhadas inicialmente, a secretaria vai enviar aos postos de vacinação de Búzios 20 mil vacinas extras, para garantir que toda a população será atendida?, diz Berbara.

Nessa época do ano, Búzios e Cabo Frio costumam receber grande quantidade de turistas por conta das férias de verão. No entanto, a Secretaria de Saúde afirma que visitantes estão fora de perigo e não precisam se vacinar.

Ainda de acordo com a Secretaria, desde domingo passado (13), não foram constatados novos casos de meningite em Búzios. A vacina é contra-indicada somente para pessoas com imunodeficiência ou alergia às substâncias do medicamento.

Voltar ao topo