Vacina para portadores de doenças crônicas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convoca os portadores de doenças crônicas para vacinação contra a gripe.

A imunização é oferecida gratuitamente para pessoas com diagnóstico de cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias, diabetes, doenças neurológicas incapacitantes, obesidade e imunodepressão – pacientes que possuem sistema imunológico debilitado provocado por câncer, Aids, imunodeficiências congênita, ou que tenham feito algum tipo de transplantes de órgãos ou de medula.

 

Para receber a vacina, é necessário comparecer a um dos postos de vacinação no Estado e apresentar receita ou laudo médico que comprove o diagnóstico da doença.

 

A dose oferece proteção contra três tipos do vírus, incluindo o H1N1. De acordo com levantamento da Secretaria da Saúde, foram registrados 61 casos graves da gripe A em julho no Estado, contra 98 em junho, representando uma queda de 38%. Ao todo, São Paulo teve 212 casos graves da doença, com 45 mortes.

A secretaria alerta que pacientes com doença crônica estão mais suscetíveis a desenvolver casos graves da gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Neste ano, 69% das mortes relacionadas à doença foram de pacientes com algum fator de risco.

Segundo o órgão, foram aplicadas 632 mil doses em pessoas neste grupo de risco em todo o Estado em 2012.

Vacina

Desde o início da campanha, 5,5 milhões de pessoas foram imunizadas no Estado, o que corresponde a 80,2% de cobertura da população.

A vacina contra gripe também é indicada para idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde.

Crianças entre seis meses e dois anos que tomaram a vacina contra a gripe pela primeira vez neste ano devem retornar aos postos de saúde para que seja aplicada a segunda dose de reforço. Aqueles que já foram imunizados na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.

Voltar ao topo