Vacina contra paralisia infantil atinge 95% do público-alvo

A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil alcançou a meta de 95% de imunização das 14,1 milhões de crianças que formam o público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ao todo, 13,4 milhões de crianças menores de 5 anos receberam as duas gotinhas que garantem a imunidade contra a poliomielite. Em 15 Estados a meta foi atingida, mas os pais podem levar as crianças aos postos de saúde para serem imunizadas em qualquer época do ano, já que a vacina faz parte do calendário base.

O Ministério da Saúde repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de saúde e R$ 37,2 milhões aos Estados e municípios para operacionalização das campanhas.

O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Voltar ao topo