USP faz 1ª prova do Pasusp, que vale bônus na Fuvest

Cerca de 48 mil estudantes do ensino médio da rede pública fazem hoje a primeira prova do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp). Dependendo de seu desempenho, eles poderão receber um bônus adicional de até 3% na nota da Fuvest em 2009 – somados a outros benefícios, esse índice pode chegar a 12%.

 

No entanto, por divergências entre o governo e a Secretaria Estadual da Educação, o programa, inicialmente previsto para ocorrer no fim de cada ano do ensino médio, começará de maneira limitada, em caráter experimental.

A prova – que é voluntária e feita mediante inscrição prévia – será aplicada hoje em 101 escolas do Estado, sendo 51 na região metropolitana da capital. Os alunos inscritos poderão checar a unidade onde farão o exame no site www.usp.br/inclusp/pasusp. A universidade alerta que os locais de prova não correspondem necessariamente à escola em que o candidato estuda no momento.

Se tiver um bom desempenho, o candidato poderá ter acréscimo de 3% na Fuvest. Somado a isso, candidatos vindos de qualquer escola pública do Brasil receberão um acréscimo de até 6% em suas notas, conforme seus resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já dá pontos adicionais na Fuvest para todos os concorrentes. Com os outros 3% que já são dados desde 2006 para estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública, por meio de um programa chamado Inclusp, a vantagem pode chegar a até 12%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.