Uribe pode deixar de considerar Farc como terroristas se paz avançar

Brasília – O governo da Colômbia está disposto a conceder às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) todos os benefícios previstos pela Constituição do país, desde que o processo de paz avance. Com a medida, o governo colombiano deixaria de considerar as Farc como grupo terrorista.

Segundo a Agência Bolivariana de Notícias (ABN), a oferta partiu do presidente colombiano, Álvaro Uribe. Durante visita à Guatemala, ele insistiu que, a partir do momento em que avance o processo de paz, ?a primeira coisa que pediria ao mundo é que não chame mais de terroristas? as Farc e o Exército de Liberação Nacional (ELN).

?No momento em que as Farc façam demonstrações de boa-fé, que queiram negociar a paz, o governo está disposto a conceder todos os benefícios dentro da Constituição para facilitar esse processo de paz?, declarou o presidente.

Dessa maneira, Uribe concedeu resposta ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que, na última semana, intermediou a operação de libertação de duas reféns pelas Farc. Posteriormente, Chávez pediu o reconhecimento da guerrilha e do ELN como ?verdadeiros exércitos? e a concessão de status político aos grupos.

Voltar ao topo