União inicia operação no Espírito Santo

Vitória

(Das agências) ?Com um custo estimado em cerca de um milhão e meio de reais, a força-tarefa designada pelo Ministério da Justiça iniciou ontem uma operação para combater a criminalidade em Vitória e outras cidades do estado do Espírito Santo. Durante os próximos três meses, 50 agentes da Polícia Federal, cinco delegados e peritos criminais estarão comandando a força-tarefa, cujo principal objetivo é investigar as conexões entre criminosos e autoridades estaduais.

O governo listou uma série de medidas a serem implementadas no Espírito Santo, entre elas a proteção de pessoas e autoridades que foram ameaçadas, revisão de inquéritos policiais, abertura de processos contra indicados, localização de possíveis grampos telefônicos e intermediação com o Ministério Público nas investigações. As investigações da missão contarão também com o auxílio do Banco Central e da Receita Federal.

As denúncias dizem respeito principalmente à atuação do grupo de extermínio intitulado Scuderie do Detevie Le Cocq, responsável pela maioria das ameaças a juízes, advogados e promotores. O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu ontem em audiência o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato Machado. Foi ele quem tomou a primeira iniciativa – em ofício encaminhado ao então ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior – de pedir que o governo federal decretasse intervenção no Espírito Santo para combater o crime organizado. Na audiência de ontem, Approbato insistiu em seu pedido.

Voltar ao topo