O tradicional arroz Uncle Ben’s, comercializada nos Estados Unidos desde 1946 e no Brasil desde 1977, vai mudar de nome e retirar o rosto do homem negro da sua marca. A alteração acontece em meio aos recentes protestos nos Estados Unidos que considerou a marca racista. O novo nome passa a ser Ben´s Original a partir de 2021.

continua após a publicidade

A alteração foi anunciada em um comunicado denominado “Nós ouvimos. Nós aprendemos. Estamos mudando”.  A Mars Food, detentora da marca, explicou que após ouvir milhares de consumidores e pessoas associadas à empresa, entendeu que poderia alterar o nome e o rosto da Uncle Ben’s.

O rosto utilizado nas embalagens era de um cozinheiro de Chicago, chamado Frank Brown, e o Tio Ben que dá nome à marca foi inspirado em um fazendeiro negro do Texas, conhecido pela qualidade do arroz que produzia. A remoção do “Tio” e da imagem do homem negro de cabelos brancos irá ajudar, segundo a Mars Food, a criar uma imagem mais igualitária. Além da mudança estética, a empresa informou que pretende realizar mais ações de inclusão e dar oportunidades educacionais a empreendedores culinários.

A marca no Brasil

No site oficial da marca no Brasil ainda não há nenhuma referência à mudança do nome Uncle Ben’s. Mas um vídeo que faz parte da campanha publicitária de um risoto de vegetais não está mais disponível.

Mudanças nas marcas

continua após a publicidade

Depois da morte de George Floyd e dos protestos que a seguiram, foram anunciadas uma série de mudanças em marcas de produtos em todo o mundo. A Nestlé também anunciou mudanças em suas linhas de doces. No Brasil a marca de esponja de aço “Krespinha” foi retirada do mercado em junho pela Bombril. A ação foi tomada pela empresa após forte repercussão nas redes sociais e a Bombril chegou a receber uma advertência do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).