Turma da Mônica terá personagens com necessidades especiais

São Paulo – Novos personagens com necessidades especiais, como portadores de deficiência visual, farão parte da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Souza, nas cartilhas de inclusão educacional que serão distribuídas para as escolas de todo o país pelo Ministério da Educação. Os novos personagens também passarão a freqüentar as histórias das revistinhas vendidas em bancas. O projeto é fruto de uma parceria das secretarias da Inclusão Social e da Educação Especial, ambas do Ministério da Educação, com o desenhista.

Maurício de Souza adiantou alguns possíveis personagens, como o ?Cadeirante – o menino de cadeira de rodas? e ?Dora – a menina cega?. Ele acredita que esta é uma temática muito pouco explorada e que é necessário colocar os leitores infantis em contato com os problemas que enfrentam uma pessoa com necessidades especiais. ?Há um nicho vazio, e essa é uma proposta que estava faltando?, afirmou. ?Eles têm problemas, mas compensam de outro jeito. Se penduram no ar e jogam bola, e a criançada do pessoal da Turma da Mônica vai ficar admirada?, adiantou.

O secretário de Inclusão Educacional, Eduardo Russo, disse que espera que o projeto seja
capaz de estimular as crianças e adolescentes a ler mais e a melhorar a socialização com as demais crianças com necessidades especiais. ?Nós vamos levar essas revistas para dentro da escola, no sentido de capacitar professores na área de educação e inclusão social, e ao mesmo tempo levar as crianças a estimular leitura e hábitos de socialização, afirmou.

No entanto, Maurício adverte, eles não vão ser feitos de coitadinhos. Todo mundo vai levar coelhada da Mônica?, brincou.

Voltar ao topo