Tucanos fazem desagravo a FHC e criticam Dirceu

Brasília

– A bancada do PSDB na Câmara divulgou ontem uma nota de apoio ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e acusando o ministro da Casa Civil, José Dirceu, de usar “procedimentos antidemocráticos que, em momentos de crise, costumam desembocar no autoritarismo”. Nos últimos dias Dirceu e FHC vêem trocando uma série de acusações pela imprensa.

“As declarações (de Dirceu) expressam a intolerância que vem marcando o atual governo, apesar do pouco tempo no exercício do poder”, diz a nota. O partido afirma que, no lugar de responder à crítica de FHC com fatos e argumentos, o ministro preferiu agredir o ex-presidente, expondo “toda a sua arrogância”.

Na sexta-feira passada, Dirceu declarou que o ex-presidente deveria cuidar dos netos, ao reagir a críticas de FHC, para quem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tinha “criatividade” ao tratar da questão social. “Fernando Henrique Cardoso, se quiser, pode cuidar só dos netos, com a consciência do dever bem feito no período em que comandou o País”, afirma a nota.

Para o PSDB, o homem forte do governo Lula “se tivesse algum neto para cuidar, quem sabe a convivência lhe traria inspiração para rejuvenescer um governo com aparência de velho, que só significou, até agora, desarticulação na área social e recessão econômica”.

PSDB realiza convenção

Tucanos de todas as regiões do Estado se reúnem em Curitiba no próximo dia 8 para participar da convenção estadual do partido. Com consenso de todas as lideranças que desejam dar continuidade às ações desenvolvidas ao longo dos últimos meses e referendar a meta de candidaturas próprias na grande maioria dos 399 municípios, apenas uma chapa foi registrada junto ao TRE.

Com o nome “Unidade” e liderada pelo vice-prefeito Beto Richa, a chapa é composta por 45 membros, reunidos entre parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores e empresários. Junto com Beto Richa no diretório estadual estarão lideranças como o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, os deputados federais Affonso Camargo e Luiz Carlos Hauly e o senador Alvaro Dias.

A convenção também vai escolher os vinte delegados com direito a voto na convenção nacional, marcada para 26 de novembro, e os membros do Conselho de Ética e Disciplina. Para Beto Richa, a realização da convenção estadual demonstra a unidade das lideranças tucanas, por isso a escolha do nome da chapa.

O nome do candidato a prefeito do partido será oficializado no primeiro semestre de 2004, mas a tendência é confirmar a preferência por Beto Richa, que hoje ocupa uma posição importante nas sondagens de opinião e deve consolidar a liderança, avalia Affonso Camargo, já nos primeiros meses do ano que vem. “O partido está trabalhando para isso”, afirma Beto. O PSDB paranaense tem hoje dez deputados estaduais, dois federais, um senador, 82 prefeitos, 80 vice-prefeitos e 700 vereadores.

Voltar ao topo