TST suspende demissão em bloco de funcionários de Furnas

Rio de Janeiro – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Rider Nogueira de Brito, expediu nesta segunda-feira (21) liminar que suspende a demissão de mais de 4 mil funcionários da empresa Furnas Centrais Elétricas. Eles seriam dispensados por conta de uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Brasília, que acusa a empresa de ter contratado funcionários não-concursados e burlado a Constituição.

Segundo o TST, a liminar do ministro Rider Nogueira garante que os funcionários vão continuar na companhia até o fim do processo, que corre na Justiça sem prazo para terminar.

Em assembléia nesta segunda-feira (21), os trabalhadores contratados de Furnas decidiram suspender a paralisação que se iniciaria amanhã (22) e teria duração de 48 horas. Essa seria a segunda vez em janeiro que os funcionários cruzariam os braços, protestando contra a demissão em massa.

De acordo com o diretor da Associação dos Empregados de Furnas, Antônio Magalhães, uma nova assembléia será realizada nesta quarta-feira (23), para decidir as próximas medidas a serem tomadas pela categoria. "Não faria sentido negociarmos com o TST e estarmos em greve, portanto suspendemos o movimento grevista", afirma Antônio.

A Furnas Centrais Elétricas não quis comentar as acusações de que teria contratado funcionários por meios inconstitucionais. A empresa informou que só se pronunciará sobre o assunto com o fim do processo judicial.

Voltar ao topo