TST julgou 12% mais ações este ano do que em 2006

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) registrou em 2007 um total de 152.621 processos solucionados, 12% a mais que no ano passado quando foram julgados 135.718. O número foi apresentado na sessão do órgão realizada nesta quarta-feira (19), que encerrou as atividades do ano judiciário de 2007. O presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito, afirmou que o aumento na produtividade é resultado de vários fatores e de diversas medidas tomadas ao longo do ano.

Em 2007, o TST completou a sua nova composição. Com a posse de seis ministros em novas vagas e dois que preencheram vagas preexistentes, o Tribunal passou a contar com 27 integrantes. Como conseqüência, foram criadas e instaladas a Sétima e a Oitava Turmas. No segundo semestre, o TST passou por uma significativa reforma em sua estrutura administrativa. Segundo o Tribunal, entre agosto e dezembro, foi realizado também um grande mutirão com servidores de gabinetes, que trabalharam nos fins de semana e feriados.

De acordo com o TST, muitos avanços também foram conquistados na área de informática. A Secretaria de Tecnologia da Informação investiu no desenvolvimento de ferramentas para elaborar minutas de votos e despachos em lote, por meio da assinatura digital dos ministros. Criou também o Gabinete Virtual, possibilitando o acesso externo à rede do Tribunal. Um convênio assinado com a Secretaria da Receita Federal, em setembro, permitiu aos juízes do Trabalho ter acesso, em tempo real, pela Internet, aos dados cadastrais de pessoas físicas e jurídicas, facilitando a execução trabalhista.

Voltar ao topo