TSE divulga lista com 2.507 inelegíveis

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje uma lista com 2.507 processos contra agentes públicos que tiveram as contas reprovadas nos últimos cinco anos e estão impedidos, pela legislação eleitoral, de concorrer em 6 de outubro. A relação dos inelegíveis foi fornecida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e não inclui os processos julgados pelos tribunais estaduais.

O cadastro de contas irregulares do TCU contém desde condenações por desvios de recursos públicos a casos de mau uso de verbas federais. Uma das situações mais freqüentes é a de prefeitos que firmam convênios com o governo federal e aplicam o dinheiro recebido em destinos não previstos.

Entre os nomes mencionados no relatório, está o do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, condenado pelo desvio de R$ 196,7 milhões (valores atualizados) das obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. O ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF), denunciado no mesmo processo, não consta da lista porque foi cassado antes da condenação do TCU, ocorrida em 11 de julho. Figura como empresário. Alguns nomes aparecem mais de uma vez na lista, pois respondem a vários processos.

Voltar ao topo