Trombada no metrô mineiro fere 73

Setenta e três pessoas ficaram feridas na colisão de dois trens do metrô de Belo Horizonte. O acidente ocorreu ontem pela manhã na estação do bairro Primeiro de Maio. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que fez a perícia no local, o acidente deve ter ocorrido por falha humana. Cinco pessoas teriam tido ferimentos graves, sendo que o maquinista de um dos trens está em estado crítico. O condutor do outro trem teria pulado ao perceber que não conseguiria evitar o choque.

O acidente aconteceu dentro da estação, no momento em que os trens estavam desacelerando para embarque e desembarque de passageiros. Segundo a CBTU, o erro deve ter ocorrido no trem que vinha da estação Vilarinho para a São Gabriel. “O trem que vinha da estação São Gabriel para a Vilarinho estaria completamente certo”, informou o assessor técnico da CBTU, Hilton Homem de Castro. Segundo a companhia, a falha foi do maquinista ou do funcionário que faz o controle na estação.

Segundo Hilton Homem de Castro o fato de o trecho não ter sinalização completa não significa que o acidente pudesse ser previsível, como sugeriu o Sindicato dos Metroviários. Todo o procedimento operacional do trecho foi coberto de segurança para o nível operacional que estava sendo feito, que é uma circulação mínima de trens, com intervalos grandes.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários, José Geraldo Alves, os trens não deveriam funcionar no mesmo horário e na mesma linha. Segundo o presidente, o sindicato já havia denunciado as irregularidades da estação aos órgãos municipais e estaduais competentes, mas nada teria sido feito a respeito. O metrô ficou parado apenas no sentido São Gabriel-Vilarinho. A linha permaneceu fechada ontem e não se sabe quando voltará às atividades normais.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai aguardar o resultado das perícias das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros sobre as causas do acidente com duas composições do metrô de Belo Horizonte. No fim da manhã, ele recebeu um relatório preliminar do Gabinete Militar. Segundo o documento, 73 pessoas ficaram feridas. Um dos maquinistas sofreu traumatismo craniano e quatro passageiros estão em estado grave, mas não correm risco de morrer. Do total de vítimas, 40 foram atendidas no Pronto-Socorro de Venda Nova, 13 no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e oito no Hospital Odilon Behrens.

Voltar ao topo