Crime organizado

MP denuncia 19 presos paranaenses por integrarem o PCC nas cadeias do estado

A Promotoria de Justiça de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, apresentou nesta quarta-feira (6) denúncia criminal contra 19 presos paranaenses por organização criminosa e associação para o tráfico. Todos os denunciados estão encarcerados no estado (16 deles em Catanduvas, na região Oeste, e três em Piraquara) e são acusados de integrar o PCC (Primeiro Comando da Capital). Ao todo foram 36 denunciados em todo o país.

A denúncia surgiu a partir da Operação Pregadura, realizada em conjunto com a Polícia Federal, por meio do Grupo Especial de Investigações Sensíveis de Cascavel. A operação busca identificar e transferir os principais líderes do PCC que atuam em presídios. A investigação foi chamada de Pregadura em alusão a uma situação no jogo de xadrez em que um jogador posiciona suas peças de forma a impedir que o adversário movimente as próprias peças.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O principal objetivo da operação é imobilizar criminosos de maneira a impedir o reiterado comando da prática de crimes dentro e fora das unidades prisionais. Os réus são pessoas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa surgida na década de 90 em unidades prisionais paulistas e cuja ação se espalhou por todo o país.

Homem entra em bueiro e dá trabalho aos Bombeiros. Resgate levou três horas!