Três são convocados para falar sobre gravações

Atendendo requerimento do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), as comissões de Fiscalização e Controle e Mista de Controle das Atividades da Inteligência, vão convocar três pessoas para prestar esclarecimentos no Congresso Nacional sobre as fitas cassetes contendo gravações de conversas entre integrantes do Partido dos Trabalhadores que hoje ocupam cargos no governo federal.

Em audiência pública serão ouvidos o juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, preso em Sâo Paulo na última sexta-feira, sua ex-mulher, a auditora do Tesouro Norma Regina Emílio Cunha e, em audiência reservada na Comissão Mista de Controle e Acompanhamento de Atividades de Inteligência, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

O deputado paranaense baseou-se na matéria Paz, amor e guerra, divulgada pela revista Veja, de 29 de outubro, onde o repórter revelou que embora o então candidato à presidente Lula falasse em paz e amor, nos bastidores, uma equipe do partido buscou informações – sem medir métodos – para enfraquecer seus adversários. E também na reportagem do Jornal da Tarde que demonstra ainda a existência das fitas que deveriam ser destruídas por ordem do procurador Luiz Francisco de Souza.

A primeira ação envolve a apreensão de 42 fitas cassetes que contêm conversas entre integrantes do PT e colaboradores do prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em janeiro do ano passado. Segundo a reportagem, ao tomar conhecimento da existência destas fitas, os membros do PT decidiram retirá-las das mãos da PF e dos promotores paulistas, identificados como ?governistas?.

Voltar ao topo