Tremor assusta o povo do Nordeste

Recife – Um tremor de aproximadamente 2,4 graus na escala Richter atingiu, durante a madrugada de ontem, o município de Caruaru, localizado no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da prefeitura local, por volta das 4h30, a população acordou com o barulho do tremor.Algumas pessoas sofreram ferimentos leves, vítimas de quedas de utensílios domésticos. O último tremor havia sido registrado há três meses.

Há cerca de 50 anos a região vem sofrendo abalos desse tipo, com intensidade que varia entre 0,6 e 3,9 na escala Richter. De acordo com especialistas do Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – que estudam o fenômeno há três anos – o município está localizado numa região rica em falhas geológicas, o que explica a predisposição para o surgimento desse tipo de fenômeno natural.

Pequenos abalos

Segundo dados da UFRN, somente em junho, foram registrados mais de mil abalos de pequeno porte na região. O maior deles aconteceu no dia 30 de junho, e alcançou 3,9 graus na escala que mede a força dos tremores, chegando a provocar desabamentos de alguns imóveis na zona rural de Caruaru.

Apesar de a Prefeitura Municipal ter um programa permanente de informações sobre os tremores – com distribuição de cartilhas informativas e vistoria técnica – os moradores estão preocupados com os novos abalos. “Não sabemos se vai piorar ou vai ficar só nisso. Ano passado, algumas casas caíram e por pouco ninguém morreu. Como a maioria dos tremores acontece à noite a gente sabe que pode acabar acontecendo uma tragédia”, revelou o comerciante Lúcio Dantas.

Três estações sismológicas permanecem em partes extremas do município e, pelo menos uma vez por mês, especialistas da UFRN fazem a manutenção nos equipamentos.

Voltar ao topo