Tráfico continua forte. Exército nas ruas do Rio

Brasília – Confrontos entre policiais e traficantes deixaram ontem pelo menos sete ônibus queimados e cinco traficantes mortos no Rio de Janeiro. Para controlar a situação, o governo estadual transferiu o traficante Fernandinho Beira-Mar para o interior de São Paulo, instituiu vigilância máxima sobre os traficantes e o governo federal anunciou a construção de cinco presídios federais, além do exército nas ruas da cidade.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou ontem a construção de cinco presídios federais de segurança máxima. O primeiro será construído em Brasília, com capacidade para 200 presos de alta periculosidade. Os locais dos outros quatros presídios ainda não foram definidos. O ministro ressaltou que existem recursos disponíveis no Orçamento para a construção, estimada em R$ 10 milhões.

“As depredações de ônibus e o toque de recolher imposto pelo crime organizado no Estado nos fizeram atender ao apelo da governadora. O governo federal resolveu colocar o Exército nas ruas”, disse Thomaz Bastos, sobre a transferência do traficante Fernandinho Beira-Mar do Rio para São Paulo. “Quero reiterar que essas medidas têm caráter emergencial. Atendem a essa situação por que passa o Rio de Janeiro. Mas quero repetir que nós temos um plano nacional de segurança pública consistente, que tem como objetivo revitalizar as polícias e dar combate sem trégua ao crime organizado”, concluiu o ministro.

O ministro da Defesa, José Viegas, disse que as Forças Armadas irão para as ruas no Rio de Janeiro atentendo ao pedido da governadora Rosinha Matheus. “As Forças Armadas atuarão em conjunto com a polícia federal, rodoviária, ministério público, poder judiciário e Advogacia Geral da União”, disse Viegas.

As Forças Armadas estarão sobre o controle do centro de operações integradas do comando militar do Leste. Na reunião da última quarta-feira, Rosinha solicitou a presença de 3 mil homens no período de Carnaval. No entando, o governo ainda não anunciou quantos homens irão ao Rio.

Enquanto isso, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, chegava ao Complexo Penitenciário de Presidente Bernardes, no oeste do estado de São Paulo, considerado um dos presídios mais seguros do país. Segundo o governo paulista, sua permanência no presídio é provisória. A transferência de Beira-Mar foi decidida na noite de quarta-feira após acordo entre a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, disse no entanto que a transferência de Beira-Mar, para o presídio é uma medida emergencial, que não representa “solução de nada”. “Não podemos nos iludir com isso. Não é a transferência de um bandido, por mais perigoso que seja, que vai resolver o problema do Rio”, afirmou. O secretário classificou a situação do Rio como “muito grave” e “dramática”.

Uma operação nos presídios Bangu 3 e 4 que teve início hoje às 4 horas já apreendeu um laptop, 109 telefones celulares, munição, quatro carregadores de pistola e uma balança de precisão usada para pesar drogas.

Voltar ao topo