Terremoto de 6,1 graus Richter atinge região do Amazonas

Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter – que vai até 9 graus – foi registrado neste sábado (21) na divisa entre os Estados do Amazonas e Acre. O tremor ocorreu a uma profundidade de 600 quilômetros, segundo o especialista do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília, Lucas Vieira de Barros. "Se as pessoas não sentiram o tremor da terra, foi porque ele foi profundo e se tratou de um ajuste entre placas tectônicas", afirmou.

Segundo ele, este tipo de terremoto profundo não é muito freqüente no Brasil, mas ele pode ser detectado "em qualquer parte do mundo com os aparelhos de sismologias hoje existentes". Um recente terremoto no Japão foi da ordem de 6,3. O tremor na Amazônia foi detectado por observatórios europeus e chegou a ser divulgado por agências internacionais.

Entretanto, no município de Cruzeiro do Sul, a 648 km de Rio Branco, bem na divisa com o Amazonas, algumas as pessoas consultadas hoje disseram não ter sentido nenhum tremor. nenhum tremor de terra foi sentido. Mas todos lembraram que no dia 12 deste mês houve um tremor que deixou apreensiva a população local. "Aquilo assustou mesmo", disse uma radialista da Rádio Verdes Florestas.

Voltar ao topo