Temporão volta a descartar surto de febre amarela

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse ao participar da inauguração do Laboratório de Pesquisa Neuromuscular, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio, que a grande procura por vacinação contra a febre amarela provocou um "fenômeno ruim", com mais pessoas internadas pelo uso inadequado da vacina do que pela suspeita da doença. Ele voltou a afirmar que não há surto ou risco de epidemia e os casos registrados no País são isolados.

Segundo Temporão, mais de 30 pessoas estão hospitalizadas por conta de reações severas provocadas pela vacina. "Todas elas não precisavam se vacinar. Fazer isso é assumir risco desnecessário" declarou. "Hoje temos mais pessoas internadas com problemas pelo uso inadequado da vacina do que com suspeita de febre amarela".

Durante o evento, o ministro afirmou que a construção da nova sede do Into começará em março e que o tempo médio da fila de espera para o atendimento será reduzido de três anos para um ano. "Vai ser o maior centro de traumato-ortopedia da América Latina. A concorrência, de R$ 170 milhões, será concluída nos próximos 10 dias. Serão dois anos de obras, o que vai mais do que triplicar a capacidade de atendimento do Into".

Voltar ao topo