Brasília – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu nesta segunda-feira (13) a aprovação do projeto de lei complementar que regulamenta a emenda constitucional que trata de recursos financeiros destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

continua após a publicidade

Temporão participou, no final de tarde, no Senado, do lançamento da campanha do PT em favor da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.

Para o ministro da Saúde, "qualquer política pública de saúde, com controle social, tem que ter uma base de financiamento permanente, e as regras têm que ser claras, com uma sustentabilidade econômica de médio e longo prazos. Sem isso, toda política social se fragiliza".

Segundo Temporão, a regulamentação pretendida pelo PT "é um fator importante para a saúde sair da crise, mas essa regulamentação deve vir acompanhada de um orçamento consistente e permanente".

continua após a publicidade

Ao deixar a reunião de lançamento da campanha, o ministro revelou que iria a uma audiência com o presidente da República. "Saio desta reunião apoiando a regulamentação da emenda e informo que vou levar o assunto ao conhecimento do presidente Lula", disse Temporão, sob aplausos de militantes do PT, que ocuparam metade da lotação do auditório Petrônio Portela, do Senado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, prometeu colocar o projeto em votação ainda este ano.

continua após a publicidade