Um temporal atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada de hoje e destelhou casas, derrubou árvores e postes e deixou bairros debaixo d’água. Pelo menos 42 mil consumidores ainda estão sem energia elétrica. Sinaleiras foram desligadas e ruas de Porto Alegre foram invadidas pela água. Em São Leopoldo, vários bairros estão alagados, entre eles o Santos Dumont, Vicentina e o Santo André.
Segundo a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE), que abastece 72 municípios, mais de cem equipes trabalham para normalizar o serviço nas 21 mil residências afetadas. Nas áreas atendidas pela Rio Grande Energia (RGE) existem 21 mil clientes desabastecidos. A AES Sul não informou o número de consumidores afetados.
A Defesa Civil estadual informou que uma das regiões mais castigadas é o Vale do Caí, onde foram registrados destelhamento de casas e aumento do nível do Rio Caí. Na cidade de São Sebastião do Caí, 60 famílias estão desabrigadas. Em Nova Petrópolis, a chuva de granizo e os fortes ventos também causaram destelhamentos.
No município de Minas do Leão, córregos transbordaram e a Defesa Civil já enviou 60 kits com cobertores, lençóis e colchões. A estimativa é de 70 residências danificadas e 200 moradores desalojados. Em Sapiranga, pelo menos 100 pessoas tiveram suas casas alagadas.


