Temporal destrói e mata no Rio Grande do Sul

Porto Alegre Uma noite de temporais em diversas regiões do Rio Grande do Sul deixou pelo menos dois mortos e 440 famílias desalojadas. Em São Francisco de Paula, cidade da região serrana, a 105 quilômetros de Porto Alegre, a dona de casa Geneci Guedes teve parada cardíaca e morreu ao ver sua casa destruída por um tornado.

Em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, a 125 quilômetros da capital gaúcha, o corpo de Márcia Tavares, de 12 anos, que estava desaparecida desde a enxurrada de anteontem, foi encontrado no final da tarde de ontem. Ela foi levada pela correnteza de um arroio.

No início da noite de terça-feira um vendaval atingiu São Francisco de Paula. Os moradores descreveram o vendaval como algo nunca visto na região.

Em meio à chuva intensa, ouviu-se um forte assobio do vento, seguido de pressão sobre portas e paredes e, imediatamente, da destruição. “As casas não foram destelhadas?, contou a vice-prefeita Margarete Marques. “Elas simplesmente deixaram de existir.?

O meteorologista Eugênio Hackbart, da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, diz que o fenômeno tem as características de um tornado. O vento varreu uma faixa de 200 metros de largura por uma extensão de três quilômetros no centro da cidade, destruindo totalmente dez casas e parcialmente cerca de 200.

Nas primeiras horas da noite, 17 pessoas foram atendidas com fraturas e escoriações no Hospital de Caridade. Duas ficaram internadas e três foram transferidas para hospitais de Caxias do Sul, Igrejinha e Porto Alegre.

A prefeitura improvisou acomodações para os desabrigados no ginásio de esportes.

No Vale do Rio Pardo as chuvas de terça-feira fizeram diversos rios transbordar. Além de Venâncio Aires, que sofreu prejuízos com a inundação de casas e galpões na área rural, moradores de Sinimbu, Sobradinho e Santa Cruz do Sul tiveram suas casas invadidas pelas águas. Cerca de 150 famílias procuraram abrigo em ginásios de esportes.

Em Entre Rios do Sul, no noroeste do Estado, o granizo danificou o telhado de 140 casas, desalojando 420 pessoas. A maioria delas conseguiu voltar para casa ontem, depois de consertar o telhado ou improvisar uma cobertura de lona.

Frio

Os vendavais e a chuva da noite de terça-feira foram substituídos pelo frio que chegou ao Rio Grande do Sul ao amanhecer desta ontem e que, segundo previsão dos institutos de meteorologia, deve se intensificar hoje. Os rios começaram a baixar. Os próximos dias devem ser ensolarados, mas as temperaturas continuarão baixas, entre zero e 15 graus.

Frente fria chega ao Paraná

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná – Simepar, com a massa de ar frio que está chegando também no Paraná, a temperatura deve baixar nos próximos dias chegando a 2 graus centígrados amanhã, mantendo-se baixa durante o sábado e o domingo. Pode ventar em alguns pontos do Estado.

Apesar das baixas temperaturas o tempo deve ser bom e não são esperados temporais como o de domingo passado, com forte chuva de granizo. Na capital e litoral, ontem as chuvas foram fracas e moderadas, diferente do Rio Grande do Sul, onde aconteceram vendavais. O Norte do Paraná também foi castigado com chuvas fortes, mas sem maiores conseqüências.

Voltar ao topo