Chuvas em SC

Tempo melhora em SC, mas há alerta de deslizamentos

O tempo no Vale do Itajaí, região catarinense mais afetada, deve melhorar nos próximos dias, com abertura de sol e pancadas de chuva isoladas. Mas o risco de novos alagamentos e desabamentos em decorrência dos temporais do fim de semana fez a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) manter o estado de alerta na região.

“A preocupação é mais pela situação da região do que pelo que vai acontecer”, diz o meteorologista Olívio Bahia do Sacramento Neto, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “A área está crítica, com muitos locais alagados. As encostas também estão encharcadas. O padrão do alerta foi mantido para que a população não volte para as áreas de risco.”

A previsão do CPTEC, que alimenta a Sedec com dados de todo o Brasil, é de sol entre nuvens e chuvas isoladas na região de Santa Catarina para os próximos três dias. “Ainda tem muita umidade vindo do oceano e na atmosfera, mas a tendência é entrar no padrão que a gente chama de normal, com chuvas isoladas”.