São Paulo – As telas de Candido Portinari e Pablo Picasso recuperadas ontem por policiais do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) foram entregues às 10h55 desta quarta-feira (9) à direção do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A devolução das telas foi realizada sob forte policiamento e ocorreu sob aplausos de funcionários do museu e de populares.

continua após a publicidade

Logo após serem recebidas, as telas O Lavrador de Café, de Portinari, e Retrato de Suzanne Bloch, do espanhol Pablo Picasso, foram levadas e expostas no auditório do museu, local em que será realizada uma cerimônia aberta à imprensa e que está sendo policiado por dez homens munidos de metralhadoras.

O esquema de segurança somou dez viaturas e dezenas de motociclistas do Deic, da Polícia Militar e um helicóptero da Polícia Civil. Antes da chegada, o museu já era policiado por três viaturas da Polícia Militar paulista e duas da Guarda Civil Metropolitana.

Segundo a assessoria de imprensa do museu, as telas de pintura estão intactas, embora possam ser necessários retoques ou reparos de molduras, e logo após a cerimônia os quadros serão avaliados tecnicamente para certificação de que são os originais. A previsão é que estejam expostos ao público a partir da sexta-feira (11).

continua após a publicidade

As telas haviam sido roubadas do Masp na madrugada de 20 de dezembro e, segundo estimativas da direção do museu, valem juntas cerca de R$ 100 milhões. Foram recuperadas ontem numa residência da cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.