Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou nesta quarta-feira (16) ação da Companhia Vale do Rio Doce contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinava à empresa vender a mineradora Feterco ou abrir mão do direito de preferência na compra do excedente de produção da Mina Casa de Pedra, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

continua após a publicidade

Essa decisão havia sido tomada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para evitar o monopólio da companhia na produção de minério de ferro. Com o arquivamento da ação pelo Supremo, as decisões do Cade e do STJ continuam valendo.

A presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, que julgou o caso, considerou que a ação da companhia era uma forma de a empresa conseguir autorização da Justiça para descumprir as determinações do Cade.

?O que quer, em verdade, a reclamante é que esta presidência a autorize a persistir no descumprimento do acórdão proferido pelo Cade, tentando, mais uma vez, sobrepor os seus interesses privados, de índole patrimonial, ao interesse público, qual seja, a defesa da ordem econômica?, afirmou Ellen Gracie na decisão.

continua após a publicidade