Suposto miliciano é denunciado por achacar motoristas

Marcelo Calixta Leite, identificado como integrante de uma milícia no Rio de Janeiro, foi denunciado hoje pela 4ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Niterói/São Gonçalo por achacar motoristas de van. Ele é acusado, a mando de outro suposto miliciano, o ex-PM conhecido como Júnior, de ter exigido desde outubro de 2009 uma quantia semanal de R$ 50 de cada motorista de van da linha Niterói-Jóquei, para que os veículos pudessem circular.

 

A denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) indica que o dinheiro, chamado de “imposto”, tinha de ser pago todas as quintas-feiras. Os motoristas, inclusive legalizados, que não concordassem com o pagamento eram proibidos de trabalhar, além de serem ameaçados de agressão. Os milicianos do grupo de Leite e Júnior são acusados de cometerem crimes de extorsão qualificada, cuja pena pode chegar a 20 anos de reclusão.

 

A partir de denúncia anônima, policiais que atuam no Grupo de Apoio às Promotorias (GAP) da 2ª Central de Inquéritos monitoraram os suspeitos, o que provocou a prisão temporária de um deles na quinta-feira da semana passada. Júnior continua foragido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna