Supermercados recebem produtos com transgênicos identificados no rótulo

Brasília – Os primeiros produtos com rótulos que identificam o uso de transgênicos no preparo já começaram a chegar às gôndolas dos supermercados. A lei que que obriga os fabricantes de alimentos a incluírem no rótulo o símbolo de "geneticamente modificado" entrou em vigor em 2004.

O óleo da marca Soya, fabricado pela Bunge, já traz o aviso: ?Produto produzido a partir de soja transgênica?. Em 2005, o Greenpeace havia denunciado que a soja usada pelas empresas Bunge e Cargill (fabricante do óleo da marca Liza) era geneticamente modificada. Em setembro do ano passado, o Ministério Público de São Paulo apresentou ação civil pública na Justiça exigindo a rotulagem dos dois produtos.

De acordo com o decreto nº 4.680/03, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conhecido como Lei de Rotulagem, todos os produtos fabricados com mais de 1% de organismos geneticamente modificados devem trazer esta informação no rótulo.

Para Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace, a rotulagem é um avanço por dar opção aos consumidores na hora da compra: ?O consumidor vai poder escolher se quer ou não levar o produto e, ainda, se quer ou não ser conivente com a destruição do meio ambiente. Já está mais do que comprovado que os transgênicos fazem mal ao ecossistema.?

Vuolo citou outros produtos com itens transgênicos na fórmula, como maionese, margarina e gorduras vegetais. E disse que como é quase impossível detectar a presença desses itens, eles acabam escapando da fiscalização. ?Todos esses produtos têm o DNA da soja destruído durante o processo de fabricação. Então, mesmo em um laboratório, o resultado vai dar sempre negativo: não existe o DNA para ser testado", explicou.

A coordenadora afirmou ainda que os consumidores devem ficar atentos aos rótulos: "O símbolo dos transgênicos é um triângulo amarelo com uma letra T em preto no meio. É fácil de identificar.?

No endereço eletrônico www.greenpeace.org, os consumidores podem ter acesso a uma lista de produtos com material transgênico.

Voltar ao topo