STJ pretende processar Joaquim Roriz

Brasília  – A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu um pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para autorizar a instauração de uma ação penal contra o governador Joaquim Roriz (PMDB) e o porta-voz do governo distrital, Paulo Fona. A solicitação foi determinada pelo ministro Félix Fischer, da Corte Especial do STJ, para apurar uma denúncia do Ministério Público Federal contra Roriz e Fona por calúnia e difamação.

O governador do Distrito Federal teria dito “impropérios” contra membros do grupo de trabalho do Ministério Público, chamando-os de “desonestos, perversos e facciosos”. O ato que deu origem à denúncia aconteceu na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, quando Roriz se reuniu com empregados do Instituto Candango de Solidariedade, ligados ao programa Saúde da Família, para lhes comunicar uma decisão da Justiça trabalhista. Na ocasião, o governador teria afirmado que não demitiria pais de família.

A determinação para que se dirigisse um ofício à Câmara Legislativa para pedir a permissão com o objetivo de instaurar o procedimento contra Roriz partiu de Fischer, relator da ação penal no STJ.

Voltar ao topo