SP faz campanha para alimentação saudável em escolas

As secretarias de Saúde e de Educação de São Paulo lançam hoje o programa em que crianças serão orientadas sobre hábitos de alimentação saudáveis e passarão por consultas com nutricionistas.

O projeto, chamado “Meu Pratinho Saudável nas Escolas”, ocorrerá das 7h às 17h30, na escola estadual Província de Nagasaki (rua Dorândia 158, Jardim Brasil), na zona norte da capital paulista.

Entre as atividades programadas estão o jogo “Meu Pratinho Saudável”, em que a criança deve montar uma refeição, escolhendo seus alimentos preferidos. Terminado o prato, ela receberá uma nota conforme a porcentagem de nutrientes que atingiu.

Também haverá dinâmicas de grupo em que os alunos devem montar os pratos com alimentos em resina. Nutricionistas explicarão as propriedades de cada alimento e quais deles as crianças devem usar ou não para melhorar a qualidade das refeições.

Na cozinha, nutricionistas vão orientar merendeiras sobre a melhor maneira para montar o prato de acordo com as diretrizes do projeto.

O almoço será servido em duas etapas, com uma turma às 11h30 e outra às 12h30. No cardápio, serão servidos arroz, feijão, frango desfiado com vagem e cenoura e couve crua temperada. Na sobremesa, as crianças receberão frutas.

“Nosso principal objetivo é fazer com que a alimentação adequada tenha início desde cedo, fazendo com que o hábito saudável se estabeleça pelo resto da vida. Além disso, as crianças poderão ser multiplicadoras desses ensinamentos e podem repassar o que aprendem aos pais e amigos”, afirma Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa.

Voltar ao topo