Sorocaba-SP planta clone de paineira histórica

Uma muda clonada da paineira da Árvore Grande, um dos símbolos da cidade de Sorocaba, será plantada hoje na cidade em comemoração ao Dia da Árvore. A paineira que deu nome a um dos bairros mais tradicionais do município do interior paulista tinha cerca de 200 anos quando foi considerada morta, em 2002. Antes, forneceu material genético para a produção de mudas por meio de um processo de clonagem.

A muda será plantada pela prefeitura, em parceria com o Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Sorocaba (Nerus), no mesmo lugar onde estava a paineira, na Avenida São Paulo, região central do bairro da Árvore Grande. Um dos clones da árvore, plantado há dois anos na universidade, já produziu flores.

De acordo com Nobel Penteado, gestor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o processo de clonagem preservou o material genético da planta-mãe. Registros históricos indicam que a paineira já era uma árvore frondosa no final do século 19, quando o bairro começou a se formar. As primeiras casas foram construídas ao redor da paineira.

Voltar ao topo