Situação nos aeroportos do País continua crítica

Após um sábado marcado por atrasos e cancelamentos em metade dos vôos dos aeroportos de todo o País, causados pela intensa neblina que fechou o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista na noite de sexta-feira, a situação ainda não se normalizou neste domingo, 1º.

Segundo a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), da zero hora às 10h30, 30,3% dos vôos no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, decolaram com mais de uma hora de atraso e 3% dos vôos foram cancelados. Em Congonhas, 18,3% saíram com mais de uma hora de atraso e 28,3% foram cancelados (o equivalente a 17 vôos).

No Galeão, no Rio de Janeiro, 25,5% dos vôos apresentavam atraso até às 10h30, sendo que 14,8% chegaram a ser cancelados. Em Brasília, nenhum vôo foi cancelado, mas 30,4% decolaram com mais de uma hora de atraso. No Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, 42,1% saíram com atraso e 10,5% não decolaram.

No Afonso Pena, em São José dos Pinhais, 33,3% atrasaram e 55,5% foram cancelados. Em Porto Alegre, 23,5% de atraso foi registrado e 11,7% não saíram no horário inicialmente previsto.

No Aeroporto de Florianópolis, que registrava, sábado, o maior percentual de atrasos, a situação continua crítica: 75% de vôos atrasados, mas nenhum cancelamento. Em Belém, neste domingo, o percentual é ainda maior: 85,7% de vôos atrasados, e 7,1% de cancelamentos.

Sábado confuso em Viracopos

No sábado, segundo boletim da Infraero, da zero hora até às 19h30, 639 dos 1.411 vôos programados apresentavam atrasos superiores a uma hora, o que representa 45,2% do total. Neste período, foram cancelados 178 vôos (12,6%).

Pelo menos 500 passageiros que tiveram seus vôos transferidos dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, entre sexta e sábado, passaram a madrugada no aeroporto do interior do Estado.

Irritado com a falta de informações, um grupo de passageiros da Gol Linhas Aéreas chegou a cruzar o limite do balcão do check-in para tentar conversar com os funcionários da companhia aérea. O clima em Viracopos permaneceu tenso desde a noite de sexta até a tarde deste sábado.

Voltar ao topo