Sisu já tem 471 mil candidatos inscritos, diz MEC

Mais de 471 mil estudantes efetuaram a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) entre a madrugada e as 13 horas desta segunda-feira (7), de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). São mais de 905 mil inscrições – considerando que o aluno pode concorrer a até duas opções de curso. Até então, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registrou o maior número de inscritos. Logo atrás vêm as Federais do Ceará (UFC) e Fluminense (UFF).

O Sisu entrou no ar de madrugada e na primeira hora do dia registrou mais de 80 mil candidatos inscritos. Antes da abertura do sistema, 20 mil pessoas já estavam logadas e, com o início do prazo para inscrições, esse número saltou para 50 mil. No início da madrugada, uma falha do sistema expôs os dados pessoais de alunos já inscritos. Segundo o MEC, o problema durou cerca de 7 minutos, mas já foi “superado”.

O sistema será utilizado para preencher 129.319 vagas em 3.752 cursos de 101 instituições públicas de educação superior. Podem se candidatar os estudantes que prestaram o Enem 2012 e não tiraram zero na prova de redação. A oferta de vagas por cidade, instituição e curso pode ser consultada no site http://sisu.mec.gov.br/.

As inscrições vão até as 23h59 de sexta-feira (11). Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília. No momento da inscrição, o estudante tem de especificar, pela ordem de preferência, os cursos a que pretende concorrer e de que forma – por meio de cotas, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o aluno poderá alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para sair no dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1.º, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Voltar ao topo